Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2010

Atentado contra a criança

Não cultivamos em casa o hábito de acompanhar novelas, pois as consideramos geradoras da mais pura alienação. Mas, dias atrás, terminado o Jornal Nacional, a televisão ficou ligada na Globo e, de repente, me percebo em meio a uma novela onde uma criança, dos seus sete, oito anos, chantageava outra personagem, casada, afirmando que a tinha visto beijando um homem que não era o seu marido, e frisando algumas vezes: "Na boca..." . A mãe da criança entra na cena e ordena-lhe que pare de falar e que se retire. A menina obedece não sem antes demonstrar toda a sua rebeldia. Entendi, então, que a mãe sabia do triângulo amoroso, e por aí afora. E fico me perguntando: como pretender que os pais deem limite aos filhos se uma novela, que certamente é assistida também pelos pequenos e que poderia ser um ótimo meio de educação e formação se os enredos fossem outros, faz apologia à safadeza e à própria imoralidade de uma criança, sem falar a dos adultos? De modo paticular, o que será dessa ...

Furtos nos supermercados

É escandalosa a ocorrência de furtos nos supermercados e em grandes lojas. É comum observar-se pessoas abrindo garrafas de cervejas, de refrigerantes, pacotes de salgadinhos ou bolachas e consumindo os produtos ali mesmo, na frente dos demais clientes, descaradamente. O mais grave é que essas pessoas estão ensinando as crianças a procederem da mesma forma. E não se encontra nenhum segurança para denunciar. Não me preocupo com o supermercado em si, o problema primeiro é da instituição, mas antevejo com as consequências desses furtos, pois isso acarretará em transferência dos custos do prejuízo ao valor dos produtos.

Ultraleve

O sobrevoo do ultraleve que matou uma idosa pela praia do Quintão e adjacências, por várias temporadas, sempre foi público e notório. Só que nenhuma autoridade - municipal, estadual ou federal - pelo visto, nunca se preocupou em saber as condições do aparelho e de seu proprietário, se eram legais ou ilegais. Penso que, em vista disso, as responsabilidades pelo acidente devem ser repartidas.