RFFSA - relembrando a normalização contábil

Uma das funções da Rede Ferroviária Federal era servir de instrumento regulador dos preços dos fretes. Quando a rodovia começava a aumentar os seus preços, o governo acionava a Rede que fazia o mesmo transporte por preços bem menores. Isso dava prejuízo à empresa, assim como a manutenção de ramais deficitários, que não rendiam quase carga, e assim como os trens de passageiros, também deficitários. Pois para compensar esses prejuízos, o governo praticava a normalização contábil, repassando à RFFSA, anualmente, via Orçamento, os recursos necessários, cerca de 300 milhões de dólares. Tudo ia bem até que decidiram acabar com a Rede Ferroviária para atender a vários interesses, principalmente dos devedores, que queriam ver seus débitos de bilhões de reais jogados no fogo do inferno. E uma das formas era ir retirando, gradativamente, os recursos da normalização contábil, e quando o dinheiro acabou, a Rede foi considerada deficitária. Então, como o governo iria continuar mantendo uma empresa deficitária? Estava criada toda a maldita pantomima, mas esta foi apenas uma das formas safadas de levar a empresa, deliberadamente, ao fundo do poço.
Agora, pasmem: o DNIT quer que as atuais concessionárias das ferrovias recebam 500 milhões anuais, a título de... normalização contábil. Pode?

Comentários

Meu Caro Vaz! Nós somos agora "uma potência mundial"! Nossa Saude, Segurança, Infraestrutura, Educação é de primeiro mundo! Não existe mais impunidade nem corrupção!Então é lógico que as Concessionárias que não operam os ramais deficitários ( mais de 10 mil km foram "fechados" por elas), nem tampouco operam trens de passageiros, tenham "normalização contábil" (sobre o quê?). O motivo de tal disparate seguramente será defendido com unhas e dentes pelos "representantes" das mesmas, provavelmente, à título de "equilibrio nos contratos". DEUS SALVE O BRASIL!
Eng. Carlos R. Ribeiro
Como Váz?
É lógico que pleiteem normalização contabil (fecharam os ramais antieconomicos - uns 10 mil km no Brasil e não operam trem de passageiros). O patrimonio está dilapidado. Prédios de Estações sumiram, vagões e locomotivas benmdidas como sucata ( trilhos idem). serviços de atendimento aos clientes é péssimo. Seguramente será defendido por seus "representantes" dentro e fora do governo, para restaurar o "equilibrio financeiro". Afinal não somos agora, segundo nosso governo (sic) um "País de primeiro mundo"? Nossa Saude, Educação e Segurança atestam isso. Mas a Copa e a Olimpiada estão garantidas! DEUS SALVE O BRASIL!

Postagens mais visitadas deste blog

Enir Borges

Carro O-3 novamente em destaque

UMA CHANCE PARA O VLT EM PORTO ALEGRE