E a recuperação das ferrovias?


O Correio do Povo deste domingo, 22 de abril, está publicando, na página 2, este texto de minha autoria:
"Ferrovia
A Agência Nacional de Transportes Terrestres, em Deliberação nº 124/ANTT, publicada no Diário Oficial da União de 07/07/2011, seção 1, pág. 66, exigiu das concessionárias dos serviços ferroviários a apresentação de plano de recuperação de diversos trechos que foram abandonados pelos novos operadores, boa parte na malha do RS, o que levou à sua degradação. Em setembro do mesmo ano, durante audiência pública ocorrida no legislativo gaúcho, representante da concessionária que opera as estradas de ferro no RS apresentou aos presentes o plano de recuperação da malha ferroviária estadual proposto à ANTT, com quem já estava negociando. Na época, eram os seguintes os trechos que passariam por reformas e/ou melhoramentos: Santo Angelo-Santa Rosa (71km); Santo Angelo-São Luiz Gonzaga (105 km); Entroncamento-Livramento (156 km), todos com execução prevista ainda para 2011; Marcelino Ramos-Passo Fundo (174 km) e Cruz Alta-São Bento (116 km) para este ano de 2012; Dilermando de Aguiar-Santiago (143 km), metade para este ano e metade para 2013; Santiago-São Luiz Gonzaga (115 km), metade para 2013 e outra metade para 2014; e Santiago-São Borja (160 km), na segunda metade de 2013 e durante 2014. De lá para cá, não se soube mais nada. Como os contribuintes são os verdadeiros donos do sistema ferroviário nacional, têm o direito de saber da ANTT sobre o andamento dessas obras. 
Luiz Carlos Vaz , Porto Alegre

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