A INCONVENIÊNCIA DO PARDAL DE ÁGUAS CLARAS, NA RS-040
O Correio do Povo de 15 de abril 2015 publicou a seguinte carta de minha autoria, sobre o inconveniente pardal de Águas Claras, na RS-040:
"Milhares de motoristas que regressavam das praias de Cidreira, Pinhal, Magistério e Quintão, no último domingo, enfrentaram, pela enésima vez, congestionamento monstro, de mais de 20 km, que se estendia desde um pouco adiante do rio Capivari até, casualmente, o pardal de Águas Claras... Neste local, os condutores devem reduzir a velocidade dos seus veículos para até 60 km/h sob pena de multa. Ocorre que a maioria não quer arriscar e acaba reduzindo bem mais. A fila vai aumentando até que o fluxo para muitos quilômetros antes. Já reclamei várias vezes por este espaço contra o inconveniente pardal, que o Daer, certa feita, ao responder uma carta minha, alegou que não pode abrir mão da segurança."
Já na edição de hoje, 20/04, publicou a complementação do meu comentário:
"Complementando o que já havia considerado em minha carta publicada nesta seção (CP-15/04), em que tratava do pardal de Águas Claras, na RS-040, sou de opinião que aquele artefato não oferece segurança alguma aos usuários da rodovia, pois provocando uma drástica redução na velocidade dos carros e, por consequência, gigantescos congestionamentos nos finais de semanas, favorece a que motoristas mais afoitos e mal-educados façam perigosas ultrapassagens pelo acostamento para ganharem tempo. Isso sim, é um perigo. No meu modo de ver, a solução seria construir em Águas Claras umas duas passarelas de estrutura tubular, bem mais baratas que as de concreto, e para tanto o Daer poderia pedir participação financeira à poderosa Ambev, que usa diuturnamente a 040 para passagem de seus pesados caminhões (uma parceria público-privada). Com isso, seria viável se dispensar o uso daquele inconveniente pardal, para maior fluidez do tráfego, mas a presença da Polícia Rodoviária teria que ser permanente."
Vamos ver se o Daer coloca a criatividade a funcionar.
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